sexta-feira, 3 de maio de 2013

A Engenharia de Alimentos


 O que é Engenharia de Alimentos para mim?



Estima-se que até o ano de 2050 a população mundial deve atingir o patamar de 9.2 bilhões de habitantes, ou seja, mais bocas para serem alimentadas, o que na prática representa uma demanda de um aumento de até 70% de toda a produção mundial de alimentos que temos hoje. A solução não é nada simples. Não basta apenas aumentar a produção, é preciso reduzir o impacto no meio ambiente, minimizar as perdas, reduzir os custos e trazer um retorno à sociedade. É preciso envolver a solução do problema com um conceito forte de sustentabilidade. Cabe aos Engenheiros de Alimentos enfrentarem esses desafios e fazerem parte dessas transformações.





Conceito básico da Engenharia de Alimentos:




Engenharia de alimentos é um campo multidisciplinar de Ciências Aplicadas que combina ciência, microbiologia e educação em engenharia para indústrias de alimentos e afins. Engenharia de alimentos inclui, mas não se limitando, a aplicação de engenharia agrícola, engenharia mecânica, engenharia química, Química Industrial, Farmácia, Nutrição e Biologia. Engenheiros

de alimentos proporcionam a transferência de conhecimentos tecnológicos essenciais para o efetivo custo de produção e comercialização de produtos alimentares e serviços.
Por ser um campo muito amplo de atividades, potenciais empregadores para engenheiros de alimentos incluem empresas envolvidas no processamento de alimentos, máquinas, embalagens de alimentos, fabricação de ingrediente, instrumentação e controle. As empresas que projetam e constroem as plantas de processamento de alimentos, empresas de consultoria, órgãos governamentais, empresas farmacêuticas e de cuidados de saúde também contratam engenheiros de alimentos. Entre seu domínio de conhecimento e ação são:

  ·         Pesquisa e desenvolvimento de novos alimentos e produtos biológicos.
 ·  Desenvolvimento e operação de fabricação, embalagem e sistemas de distribuição de produtos alimentares.
  ·         Concepção e instalação de processos de produção de alimentos.
  ·         Projetos e operações de sistemas de tratamento de resíduos     ambientalmente responsáveis
  ·         Comercialização e suporte técnico para as plantas de fabricação.


O propósito do curso de Engenharia de Alimentos é preparar profissionais capazes de desempenhar as atividades de Engenharia dentro das Indústrias do ramo da Alimentação, desenvolvendo projetos e processos produtivos, a partir das características de qualidade dos produtos, objetivando a otimização dos recursos e aumento da produtividade e visando sempre promover a correta interação entre processo x alimento visando; o controle das condições que proporcionam os padrões de qualidade desejados; a evolução de técnicas tradicionais; e a viabilização de produtos inéditos no mercado. Dessa forma, além da formação básica (Ciências Exatas e Biológicas), o curso oferece disciplinas na área de Ciências Humanas, visando introduzir os conceitos administrativos para as atividades gerenciais.

Este Blog tem como finalidade explicar, descrever e apresentar tecnologias, cálculos, processos e novidades na área de Engenharia de Alimentos. Busco tanto compartilhar o conhecimento como também tentar ajudar a solucionar dúvidas e fazer disso um aprendizado para mim também.

Curta a página no Facebook para receber novidades:http://www.facebook.com/alimentoseengenharia

Nenhum comentário:

Postar um comentário